segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Genealogia 112: Os Gabriéis Teixeira do Topo

O que me levou a escrever este post foi o nome de um padrinho citado no texto anterior: Pedro Teixeira (ou Ferreira), filho de Gabriel Teixeira/Ferreira. Resolvi fazer uma varredura no meu banco de dados e descobri uma série de Gabriéis que podem estar relacionados:

1. Gabriel Teixeira da Silveira, alferes, +29.11.1692, casou-se no Topo 01.05.1658 com Bárbara Pereira (+1693), mas infelizmente sua filiação não é citada. Pode ter nascido por volta de 1620.
2. Gabriel Teixeira da Silveira, nascido por volta de 1580, falecido no Topo em 23.03(04?).1644, casado com Maria d'Abarca Silveira, de ancestrais Silveira Borges. Foram pais do capitão-mor Pedro Teixeira da Silveira, que deve ser o Pedro acima.
3. Gabriel Teixeira Evangelho, nascido por volta de 1590, faleceu no Topo 25.04.1634, casado com Madalena Borges (+30.04.1634, logo após o marido, possivelmente por alguma epidemia), pais de Maria Evangelho e Antônio Silveira Evangelho (=Antônio Silveira Teixeira, Antônio Teixeira Evangelho).
4. Gabriel Teixeira da Silveira, nascido por volta de 1616, falecido em 05.01.1665 filho de Antônio Borges e Bárbara da Silveira de Ávila, casado no Topo 28.01.1646 com Bárbara Gonçalves (+1683), pais de Amaro, Antônio Teixeira Borges (tanoeiro), Maria da Silveira, Catarina Silveira e Manuel Teixeira Gonçalves.

5. Gabriel Teixeira, filho de João Silveira Borges, foi padrinho de um dos netos do Gabriel Teixeira Evangelho em 1665.
Madalena Borges foi contemporânea de Antônio Borges, serão irmãos? Serão todos os Gabriéis aparentados? Poderia um tanoeiro ser parente de um capitão-mor? Ou teríamos uma família mais humilde talvez criados dos Teixeira da Silveira mais "importantes"?

Seria Bárbara da Silveira de Ávila irmã do Gabriel Teixeira da Silveira mais antigo? Seriam Gabriel Teixeira da Silveira e Gabriel Teixeira Evangelho primos?

Achei os óbitos dos quatro Gabriéis, portanto não há como dois deles serem uma única pessoa.

Antônio Borges e Bárbara da Silveira de Ávila foram pais de Gabriel e de Catarina André Silveira Borges. A Catarina teve filhos de sobrenome "Teixeira". Um dos filhos do Gabriel, precisamente meu ancestral Manuel Teixeira Gonçalves foi batizado em 1658 tendo como padrinhos Bárbara Silveira Gato (esposa de João Teixeira Brasil), e seu filho Francisco da Silveira [Vilalobos] . Um dos irmãos do Francisco era Amaro Teixeira da Silveira. Sinal de parentesco?

Existiu um João da Silveira Borges que casado com Catarina André foram pais de Guilherme da Silveira, que foi casar na ilha do Faial, Matriz de Horta, em 1664. Poderiam ser os pais do Antônio Borges também?

Nenhum comentário: